15 Técnicas para Aprender em 2019A especialização ajuda a sobressair relativamente a outros terapeutas - e para se poder especializar, deve apostar sempre na formação contínua.

Os seus novos conhecimentos irão ajudar no desenvolvimento da sua actividade profissional, fazendo com que os clientes lhe reconheçam a vontade expressa e contínua de os ajudar a sentirem-se cada vez melhor, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da sua reputação no mercado.

Apesar de haver centenas de técnicas de massagem e terapias manuais que possam atrair para uma especialização, sugerimos neste breve artigo as seguintes 15 técnicas como algo que pode complementar para além das "simples" massagens de relaxamento.

1. AROMATERAPIA: A utilização de óleos essenciais extraídos de plantas para criar, dependendo do óleo ou combinação, efeitos de relaxamento, fortalecimento ou outros. Um dos complementos para este tipo de prática terapêutica pode ser a utilização de Difusores de Aromas

2. ALONGAMENTOS ASSISTIDOS: incluem-se nesta prática manual vários tipos de protocolos de alongamentos utilizados pelo terapeuta em clientes passivos. Cada vez mais pessoas estão conscientes dos benefícios dos alongamentos, sendo cada vez mais requisitados.

3. CHAIR MASSAGE: uma técnica específica de massagem com o cliente vestido e sentado numa cadeira própria para o efeito, que incorpora diversas técnicas manuais, sendo normalmente efectuadas em espaços públicos. No entanto, existem muitas empresas que estão a apostar neste tipo de benefício para os seus próprios colaboradores.

4. TERAPIA SACRO-CRANIANA: esta técnica envolve modalidades de toques suaves para libertação física e emocional de restrições em membranas à volta do cérebro e na medula espinal. Esta técnica tem sido bastante utilizada em contextos de autismo e ansiedade.

5. VENTOSATERAPIA: através da criação de sucção e pressão negativa, diz-se que a ventosaterapia ajuda no alívio de tensões musculares, na libertação de aderências, na flexibilização dos tecidos conjuntivos, na hidratação e melhoria do fluxo sanguíneo e na drenagem do excesso de fluidos e toxinas, ao abrir os canais linfáticos.

6. TERAPIA ENERGÉTICA: aqui incluem-se diversas técnicas para promover o equilíbrio geral através da movimentação da energia no corpo. Podemos sugerir, por exemplo, o Reiki, o Toque Terapêutico ou o Toque Quântico. Felizmente, cada vez mais hospitais já oferecem este tipo de terapias energéticas, uma vez que são reconhecidas como uma forma eficaz de ajudar os seus pacientes a relaxar e e "recarregar".

7. MASSAGEM FACIAL: parece que se vem verificando alguma tendência geral para o afastamento das cirurgias plásticas, levando à procura de técnicas específicas de acupressão e drenagem linfática manual com movimentos próprios na face dos clientes, estimulando a circulação sanguínea, o relaxamento muscular e adiando o aparecimento das linhas de expressão, sendo assim uma das técnicas em actual desenvolvimento.

8. MASSAGEM GERIÁTRICA: trata-se de um tipo de massagem especialmente adaptada às condições próprias dos mais velhos (geralmente com mais de 65 anos), incluindo mobilidade reduzida e pele mais fina. Cada vez mais esta geração se mostra mais adepta dos cuidados de saúde integrados.

9. MOBILIZAÇÃO ASSISTIDA EM TECIDOS MOLES: estamos a assistir ao aparecimento de novos serviços que começam a utilizar novos protocolos integrados com diversas ferramentas e técnicas combinadas, como fricção, percussão e alongamentos, ou fricção, percussão e mobilização passiva.

10. TERAPIAS DE LUZ: aqui incluem-se determinadas ferramentas de alívio de dores que emitem luzes vermelhas e infra-vermelhas que podem ser utilizadas como complemento em terapias manuais para o alívio da dor, em cicatrizes ou celulite. A eficácia da utilização da luz e da massagem, em conjunto, é vista como uma mais-valia que ajuda os clientes a sair da sessão tendencialmente mais flexiveis e relaxados.

11. MASSAGEM MÉDICA: aplicação de técnicas de massagem em ambiente médico. Está a aumentar a oferta de massagem em diversos hospitais, quer aos próprios pacientes, quer aos seus colaboradores ou mesmo ao público em geral, proporcionando uma excelente oportunidade aos terapeutas de massagem e outras terapias manuais para adquirirem novas competências e trabalharem em conjunto com os próprios médicos.

12. LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL: um método de trabalhar os tecidos conjuntivos através da aplicação de pressão na direcção da resistência miofascial. Existem cada vez mais estudos sobre a natureza da fáscia que mostram que tudo sob a pele está interligado.

13. MASSAGEM ORTOPÉDICA: ao utilizar o conhecimento de diversas abordagens, o praticante da massagem ortopédica aplica determinadas capacidades de raciocínio clínico para saber como lidar melhor com as necessidades dos seus clientes.

14. TERAPIA COM PEDRAS: trata-se da utilização de pedras aquecidas ou frias para terapias de massagem ou simplesmente colocando-as em determinadas partes do corpo para promover um reequilíbrio energético ou solicitar determinadas respostas fisiológicas.

15. TAPING: é a técnica de aplicação de fitas adesivas na pele para proporcionar efeitos de alívio muscular, melhoria de circulação sanguínea e linfática, prolongando os efeitos da massagem para além da própria sessão.

Nem todas estas técnicas estarão disponíveis desde já para aprendizagem directa em Portugal, mas decidimos inclui-las neste artigo como forma de alertar os nossos leitores para alguns novos desenvolvimentos nesta área a nível mundial. 

Adaptação Livre de Massagemag.com