4 benefits deep tissue massageA Massagem é conhecida pela sua capacidade de ajudar ao relaxamento do corpo e da mente - e só por esse motivo receber uma massagem faz todo o sentido.

Mas uma Massagem de Tecidos Profundos pode proporcionar aos seus clientes ainda mais benefícios! Para ajudar a compreender quais são esses benefícios, em primeiro lugar convém saber o que é uma Massagem de Tecidos Profundos.

A Massagem de Tecidos Profundos é uma técnica que se foca fundamentalmente nas camadas mais profundas dos músculos e da fáscia.

Esta técnica implica que o terapeuta recorra, por diversas vezes, a pressões firmes de modo a poder chegar a essas áreas-chave e trabalhá-las no sentido da sua libertação, sendo por esta mesma razão que este tipo específico de técnica de massagem é geralmente recomendada para pessoas que se sintam confortáveis com toques um pouco mais intensos. Contudo, a massagem de tecidos profundos também pode utilizar pressões suaves, mas sustendadas, alcançando a camada miofascial.

A crença normal de que usufruir de uma massagem de tecidos profundos implica sentir dor é um mito; contudo, os benefícios de uma massagem de tecidos profundos correctamente executada está para além de qualquer dúvida.

1. A Massagem de Tecidos Profundos proporciona Alívio de Stress

Quando um cliente se sente com demasiado stress devido às exigências do seu trabalho, na sua casa ou em ambos, a massagem de tecidos profundos pode ajudar a aliviar o stress de uma forma saudável. Isto é muito importante, uma vez que o stress não tratado pode resultar em danos severos para a saúde mental e física, sendo que cerca de 60 a 80% das visitas de pacientes a médicos são de alguma forma relacionadas com níveis elevados de stress, de acordo com estudos de 2003.

2. A Massagem de Tecidos Profundos alivia a Dor

A massagem de tecidos profundos pode contribuir de forma decisiva para o alívio da dor. Pesquisas efectuadas em 2014 revelaram que a massagem de tecidos profundos aos músculos dos gémeos, combinada com exercícios de alongamentos, ajudou na diminuição dos níveis de dor associada à fascite plantar. A massagem de tecidos profundos também pode ser aplicada em outras situações, como na fibromialgia, cotovelo de tenista ou dores lombares, potenciando o alívio desejado.

3. A Massagem de Tecidos facilita a Amplitude de Movimento

As cicatrizes formam-se quando uma zona do corpo é lesionada por algum motivo, sendo posteriormente rehabilitada. Apesar das cicatrizes mais comuns serem aquelas que resultam de cortes visíveis, às vezes elas ocorrem em zonas mais profundas do corpo, como quando lesionamos determinado músculo, ligamento ou tendão. É precisamente neste tipo de cicatrizes que a massagem de tecidos profundos pode ajudar, tornando-a mais fácil de movimentar e promovendo uma maior amplitude de movimento.

4. A Massagem de Tecidos pode reduzir a Frequência Cardíaca e a Pressão Sanguínea

Um estudo publicado em 2008 envolveu 263 participantes que reportaram espasmos musculares ou tensão muscular. A frequência cardíaca e a pressão sanguínea de cada participante foi medida antes de uma sessão de 45 a 60 minutos de massagem de tecidos profundos, bem como posteriormente à mesma. O resultado evidenciou pressões diastólicas e sistólicas mais baixas, bem como frequências cardíacas a rondar menos 10 pulsações por minuto.

Se pretender proporcionar estes benefícios aos seus clientes, considere tirar uma especialização em massagem de tecidos profundos. Com ela estará seguramente mais preparado para um melhor serviço a atletas, a pacientes com dores crónicas ou outros grupos específicos.

Adaptação Livre de Massagemag.com