O Efeito Positivo da Massagem AromaterapêuticaAs insónias pós-cirúrgicas são um problema real pelo qual muitos pacientes em recuperação passam.

O stress, as dores e os efeitos da anestesia podem manter os pacientes acordados após a cirurgia.

Um estudo recente investigou os efeitos da Massagem Aromaterapêutica na qualidade do sono em pacientes hospitalares que tiveram recentemente algum tipo de cirurgia e constatou-se que esta abordagem teve um efeito positivo.

De acordo com o autor, "os resultados deste estudo demonstraram que a massagem aromaterapêutica melhorou a qualidade do sono em pacientes quando em unidades de cuidados intensivos pós-cirúrgicos, resultando em mudanças positivas nos seus parâmetros fisiológicos".

Tipologia do Estudo

Um dia após terem recebido uma cirurgia genérica, os pacientes de unidades de cuidados intensivos pós-cirúrgicos demonstraram uma melhoria significativa na qualidade do sono, bem como na pressão arterial diastólica, logo após uma sessão de massagem corporal.

Este estudo envolveu 60 pacientes pós-cirúrgicos em duas unidades de cuidados intensivos.

O objectivo deste estudo era identificar se uma massagem aromaterapêutica poderia melhorar de alguma forma a qualidade do sono entre estes pacientes.

Segundo o autor deste estudo, "este tipo de pacientes, que necessitam de dormir e especialmente repousar após as suas cirurgias de modo a poderem recuperar mais rapidamente, são exactamente aqueles que se deparam com maiores dificuldades no que respeita ao sono e ao repouso, nomeadamente devido às condições ambientais".

O autor refere ainda que "estes pacientes mantêm-se acordados a maior parte do dia quando deveriam estar a dormir; assim, não estão aptos a beneficiar dos efeitos terapêuticos do sono de forma adequada".

Para este estudo, vários pacientes de duas unidades de cuidados intensivos pós-cirúrgicos foram aleatoriamente escolhidos para pertencer ao grupo da massagem aromaterapêutica e ao grupo de controlo (com os cuidados médicos habituais).

Um dia após terem a sua cirurgia, os pacientes do grupo da massagem receberam uma massagem em todo o corpo com óleo de alfazema. Os pacientes do grupo de controlo receberam os cuidados médicos habituais.

Benefícios da Massagem Aromaterapêutica

Os critérios mais importantes a analisar neste estudo eram a qualidade do sono e os parâmetros fisiológicos da pulsação, pressão arterial diastólica e sistólica e o ritmo respiratório.

A qualidade do sono foi avaliada antes e após as intervenções utilizando o Questionário do Sono de Richards-Campbell. Os parâmetros fisiológicos foram registados 15 minutos antes e após a intervenção cirúrgica e novamente após 30, 60 e 120 minutos.

A análise dos dados demonstrou uma melhoria significativa quer na qualidade do sono quer na pressão arterial diastólica entre os pacientes do grupo da massagem aromaterapêutica que receberam uma massagem ao corpo com óleo de alfazema.

No grupo da massagem aromaterapêutica, 80% dos pacientes reportaram episódios de sonolência diurna após a intervenção. No grupo de controlo, apenas 63% dos pacientes reportaram sonolência diurna.

Este estudo foi realizado no Departamento de Cuidados Pós-Cirúrgicos da Universidade de Atatürk e no Departamento de Cuidados Pós-Cirúrgicos do Hospital Universitário de Atatürk, ambos em Erzurum, na Turquia.

Adaptação Livre de Massagemag.com