Pensa Trabalhar como Massagista / Terapeuta?"Muito bem. Acabei a minha formação profissional como Massagista / Terapeuta. E agora? Como começar?"

Estas dúvidas são bastante comuns para quem considera iniciar uma actividade nesta área, mas infelizmente nem todas as formações fornecem as ferramentas mínimas para dar os primeiros passos...

Há um momento em que podemos pensar: "E porque não começar uma carreira profissional como Massagista ou Terapeuta?"

Se considera começar uma actividade profissional como Massagista ou Terapeuta não deve esquecer estes três factores indispensáveis para o seu sucesso!

O começo de uma nova actividade profissional como Massagista / Terapeuta pode ser um momento com muita ansiedade e entusiasmo!

Não é apenas uma oportunidade de começar a trabalhar como Trabalhador Independente ou Empresário em Nome Individual mas, numa perspectiva mais ampla, irá ter a oportunidade de poder ajudar muitas outras pessoas a ter uma melhor qualidade de vida.

Tem nas suas mãos a capacidade de poder fazer realmente algo de maravilhoso!

No entanto, dar início a uma nova carreira profissional também pode ser muito assustador na medida em que irá ter de enfrentar alguns dos seus medos e receios... medos e receios que muitos novos empreendedores enfrentam. E isto é perfeitamente normal. Irão surgir muitas questões à medida que irá desenvolvendo a sua actividade profissional.

Quem nunca pensou para si mesmo: "O que irá acontecer se eu passo por tudo isto (aguentar a pressão inicial - pessoal e familiar - quer a nível financeiro quer emocional) e depois não conseguir ter clientes que o justifiquem?" ou "E se eu não ganhar dinheiro suficiente para manter o negócio?"... "E se...? E se...? E se...?"...

Sendo bastante comuns este tipo de preocupações, algumas podem ser facilmente ultrapassadas se estruturar a sua actividade profissional da forma correcta. A forma correcta inclui comprar determinados produtos, devendo colocar-se sempre na posição de vir a atingir um elevado nível de sucesso com essas opções.

Existem três factores que irá definitivamente querer levar em consideração ao iniciar o seu próprio negócio.

1. Equipamento e Acessórios para Massagem

Evidentemente que, como Massagista ou Terapeuta Manual, uma das primeiras coisas a comprar para a sua actividade será uma marquesa de massagem. Existem muitas opções de qualidade em ambas as extremidades de preço, mas este também pode ser um processo com algum trabalho de pesquisa e análise.

A chave é considerar sempre as características da marquesa que serão mesmo indispensáveis, aquelas que irão facilitar o seu trabalho, quer para si quer para os seus clientes.

Por exemplo, poderá querer uma marquesa que seja ajustável. Como sabemos que cada cliente é único, idealmente deverá escolher uma marquesa que possa subir e descer à medida das necessidades, proporcionando assim uma melhor experiência de massagem sem ter de se alongar demasiado em posições por vezes algo estranhas ou mesmo dolorosas.

Escolher uma marquesa com um apoio ajustável para a cabeça também poderá ser importante, criando maior conforto para os seus clientes.

Deverá igualmente querer uma marquesa que seja suficientemente robusta de modo a poder atender clientes com mais peso corporal. Ao comprar um produto de maior qualidade, irá provavelmente pagar mais de início, mas irá seguramente compensar com o tempo!

Será mais do que compensador, caso possa fazer esse envesimento inicial quando estiver a começar!

Por outro lado, se considera a opção de trabalhar em vários sítios, pode considerar a opção de comprar também uma cadeira de massagem como um importante investimento inicial. Esta opção permite-lhe aumentar a variedade de serviço, sendo uma excelente forma de promover o seu negócio em alguns eventos!

Ao escolher uma cadeira de massagem, mantenha sempre as suas mãos no apoio de cabeça ao receber os seus clientes para evitar que eles coloquem as suas próprias mãos nesse apoio e façam mais força do que a necessária... levando algumas vezes a que esse mesmo apoio se parta.

2. Variedade de Óleos, Loções e Cremes para Massagem

Depois de ter a sua marquesa, e possivelmente uma cadeira, a próxima compra a considerar serão os óleos, loções e cremes para massagem.

Cada terapeuta deve ter alguma variedade de óleos, loções ou cremes para massagem. O terapeuta deve sempre oferecer a possibilidade do cliente escolher entre produtos aromatizados ou neutros, de acordo com a preferência de cada um.

Alguns clientes são extremamente sensíveis a cheiros. Nestes casos, o cliente não irá querer nenhum aroma à sua espera perto da marquesa de massagem, devendo o terapeuta estar preparado para este tipo de eventualidade.

Para além do cheiro, o tipo de terapia manual também condiciona o tipo de óleo, loção ou creme a utilizar. As terapias mais profundas ou práticas como o Shiatsu não requerem muita capacidade de deslizamento, por isso um creme ou manteiga corporal serão mais adequados. Claro que em terapias manuais com aplicação de técnicas que requerem maior capacidade de deslizamento sobre o corpo, uma loção mais fina ou óleo de massagem - por vezes, até bastante! - são a opção mais adequada.

No que toca a óleos, loções e cremes, sugerimos que se prepare para poder fazer encomendas frequentes, mantendo sempre um nível razoável de stock para não ser apanhado "desprevenido".

3. Materiais para Marketing

Esta é uma das áreas que a maior parte dos massagistas ou terapeutas ainda negligencia, mas que pode contribuir de forma decisiva para o sucesso da sua actividade profissional. Afinal, os seus futuros clientes apenas poderão requerer os seus serviços se souberem que eles existem e onde estão disponíveis!

Mesmo que esteja a começar a sua actividade a trabalhar num espaço já existente, a divulgação dos seus serviços deve ser uma responsabilidade igualmente sua. Muitos terapeutas acham que por estarem a trabalhar em locais já estabelecidos os clientes irão acabar por aparecer... mas nem sempre é assim, e será muito melhor se cada uma das partes contribuir para essa mesma divulgação de serviços.

Assim, irá precisar de um Plano de Marketing para que se possa promover a nível pessoal como Massagista ou Terapeuta.

Um dos primeiros aspectos a considerar em termos de materiais de marketing será o Cartão de Visita. Hoje em dia já é possível ter cartões de visita a preços incrivelmente baixos e com razoável qualidade de impressão. Pode mesmo ter o seu próprio design e logótipo, devendo incluir sempre os seus meios de contacto preferenciais. No entanto, entregar o cartão a um cliente nem sempre é suficiente para que ele volte novamente...

É extremamente importante não entregar apenas o seu cartão de visita, mas também divulgar os seus serviços através de pequenos panfletos ou brochuras e construir uma lista de emails. Desta forma poderá manter contacto com quem está interessado nos seus serviços, enviando emails periódicos com dicas úteis sobre saúde e mantendo-os actualizados sobre os seus serviços.

Começar uma actividade profissional pode até ser bastante divertido, mas também pode ser um pouco assustador. Assim, sempre que se sentir demasiado ansioso ou inseguro sobre como começar, siga este útil conselho do tenista Arthur Asher: "Comece onde está. Utilize o que tem. Faça o que sabe e pode fazer." Dito desta forma até parece bastante simples, não?

Adaptação Livre de Massagemag.com