Evite este Erro nas suas Vendas!

Será que faz este enorme erro quando pensa vender algum produto aos seus clientes?

Haverá algum problema em poder vender aos seus clientes algum produto para o seu bem-estar? Não nos parece que haja aqui algum problema... até porque o bem-estar dos seus clientes deve ser a sua prioridade.

Porquê vender produtos? Porque as pessoas vão sempre gastar algum dinheiro de uma forma ou de outra em algo que elas querem ou precisam. Claro que há quem não o faça... mas também há quem queira complementar a sua prática com este tipo de serviço associado.

E se você tem algo que os seus clientes possam querer, pode partilhar com eles essa oportunidade. Parece-lhe bem? Não vemos aqui nenhum problema...

Então, onde está o "enorme erro"?

O Enorme Erro

O truque para poder complementar, com sucesso, a sua prática terapêutica com a venda de produtos é: encontrar algo que os seus clientes querem ou precisam... e fornecer-lhes.

Infelizmente, ainda existem muitos terapeutas que continuam a cometer um erro comum quando tentam vender alguma coisa. Se você não fizer isso da maneira certa, não apenas perderá uma venda, mas também poderá perder um cliente.

Eis o erro: usar o tempo da sessão, enquanto o cliente está deitado na marquesa, para conversar com ele sobre a compra de algum produto ou sobre a adesão dele a uma empresa para a qual você poderá estar a vender alguns produtos.

A venda de qualquer produto deve surgir sempre depois da massagem ou terapia manual!

Vender Depois da Sessão

Evidentemente que, durante uma sessão de massagem ou terapia manual, você pode responder às perguntas dos clientes, mas o trabalho manual tem sempre prioridade.

O seu cliente agendou uma sessão consigo e irá pagar pelo seu tempo e prática terapêutica. Ninguém quer pagar por um "discurso" de vendas que têm que ouvir durante toda uma sessão...

Normalmente aprendemos isto da maneira mais difícil. É realmente difícil concentrarmo-nos no trabalho e vendermos um produto ao mesmo tempo. Muitos de nós já tiveram seguramente esta experiência e, frequentemente, o resultado é uma diminuição na eficácia da massagem ou terapia manual, a que se poderá juntar a "não-venda" do produto - e a potencial perda de um cliente que poderá não agendar uma nova sessão connosco.

Então, Como Fazer?

Se um cliente lhe perguntar que tipo de produto está a vender, mesmo durante a sessão e enquanto está deitado na marquesa, diga-lhe que terá todo o gosto em partilhar essa informação com mais detalhes, mas que, se concordar consigo, gostaria de esperar até que a sessão termine... até porque a sessão foi agendada para uma massagem ou terapia manual.

Acreditamos que o seu cliente irá sentir-se respeitado e irá apreciar a sua sinceridade e profissionalismo. Além disso, esta comunicação profissional acabará por ajudá-lo nas suas vendas de produtos... ao proporcionar um pouco de suspense.

Lembre-se desta equação nas suas tentativas de venda:

Venda = 10% x P + 90% x T

As vendas de produtos são determinadas, geralmente, por 10% do Produto e 90% do Terapeuta. A qualidade do relacionamento que o terapeuta tem com o seu cliente pode determinar em grande parte o que ele compra.

Em Resumo

Qualquer pessoa que trabalhe por conta própria deve considerar que pode ter oportunidades adicionais de rendimento ao ter produtos disponíveis para vender aos seus clientes.

Lembre-se do seguinte quando escolher vender produtos:

  • Nunca use o tempo da massagem ou terapia manual para fornecer informações sobre eventuais vendas de produtos
  • Para fazer vendas de produtos, faça-o sempre depois da sessão na marquesa
  • Escolha apenas produtos que você próprio compraria
  • Venda os seus produtos a preços razoáveis, mas com alguma margem de lucro para si
  • O bem-estar do seu cliente é a sua prioridade

Adaptação Livre de Massagemag.com