Segurança e Confiança

A Massagem é um serviço muito pessoal.

Quando alguém procura uma massagem, irá com certeza facultar acesso total ao terapeuta para que este exerça a sua actividade profissional de toque especializado no seu corpo.

Basta esta "imagem mental" para nos convidar a um respeito profundo pela outra pessoa e a responsabilidade de não lhe fazer mal algum.

Os clientes desejam e merecem sentir-se seguros numa qualquer sala de massagem. Eles querem confiar no seu massagista. A confiança é, sem dúvida, o princípio básico de qualquer relacionamento saudável!

É indispensável ser credível, responsável e respeitável para poder criar um ambiente de segurança e confiança. As suas palavras devem ser congruentes de modo a estabelecer a confiança.

Uma das regras éticas de um massagista é precisamente "não fazer mal" e é de extrema importância para qualquer cliente. Muitas vezes é necessária alguma coragem para fazer uma marcação com um novo terapeuta.

Frequentemente os clientes entram numa sala de massagens com diversas questões que nunca chegam a ser respondidas: Irei gostar do(a) massagista? Será que o terapeuta tem as competências necessárias? Será que tenho de me despir totalmente? Como irei reagir ao toque do(a) massagista? Onde irei ser tocado(a)? Será que me irão fazer alguma pergunta mais pessoal? Será que posso colocar questões ao terapeuta? Posso dizer "Não"?

E talvez existam ainda mais perguntas que ficam na sombra da consciência do cliente...

Intuição e Congruência

Criar um ambiente de segurança e confiança é a fundação de qualquer relacionamento cliente/terapeuta. E como é que os clientes podem reconhecer esta fundação?

Em primeiro lugar há o elemento da intuição, um sentimento interior profundo no cliente que é frequentemente muito correcto e informativo. Muitas vezes, a qualidade da energia partilhada emtre o cliente e o terapeuta provém de uma linguagem não verbal durante a própria sessão de massagem.

Em seguida vem a congruência das palavras e dos comportamentos.

Diga sempre o que vai fazer. Chegue cedo e prepare-se para a sessão de massagem. Não cancele ou reagende a sessão, excepto se tal for absolutamente necessário. Seja profissional, autêntico e presente. Não olhe para os seus clientes como alguém que ali está para preencher as suas próprias necessidades.

Os clientes sentem a nossa energia e a nossa sinceridade. Nunca nos cansamos de salientar este aspecto!

10 Tópicos para Criar um Ambiente de Segurança e Confiança

De seguida apresentamos alguns tópicos para os quais todos os terapeutas devem estar preparados, de modo a promover a necessária relação de segurança e confiança.

1. Descreva ou explique todos os procedimentos de forma clara. Identificar o que possa ocorrer antes, durante e após a sessão fomenta a transparência e minimiza a tensão nervosa. Este procedimento deve ser efectuado normalmente antes do cliente se despir.

2. A cooperação com o cliente é estabelecida. Qual o papel que um cliente deve ter numa relação terapêutica? É muito importante dizer ao cliente como participar durante a sessão. Por exemplo: convide-o a respirar, a receber o seu toque, para sentir a quietude, para acompanhar o seu toque, relaxar e deixar-se afundar na marquesa para um maior nível de relaxamento.

3. O cliente tem sempre permissão para falar caso ocorra alguma situação que se revele minimamente desconfortável durante a sessão de massagem. O cliente deve poder terminar a sessão em qualquer momento.

4. Os clientes tem preferências, incluindo as mais simples de poder começar com a cabeça virada para baixo ou para cima, sobre a utilização de óleos ou loções, aquecimento adicional na marquesa, algumas áreas do corpo que preferem que não sejam tocadas, o tipo de pressão ou alguma preferência musical.

5. Faculte indicações claras sobre o despir ou cobrir alguma parte do corpo.

6. Faculte indicações claras sobre o que fazer depois de terminada a massagem.

7. Lembre-se: o cliente atribuiu-lhe consentimento total para o seu tratamento.

8. Ouça. Simplesmente por estar presente e manifestando a sua capacidade de ouvir, o seu relacionamento com o cliente poderá beneficiar de uma experiência muito mais profunda. Pense nestes termos: qualquer cliente tem na sua mente uma mensagem que lhe pede para responder a apenas 3 perguntas: "Está a ver-me? Está a ouvir-me? Está verdadeiramente interessado?"

9. Solicite silêncio se for o que necessita.

10. Ofereça ao seu cliente a qualidade da quietude e tranquilidade mental.

A Técnica não é o Resultado!

Uma técnica é um modo de expressar algo. A técnica não é o tratamento nem a cura em si mesmos; é apenas um veículo para o tratamento ou cura. A qualidade do relacionamento terapêutico - mais do que o que o terapeuta realmente faz - é a base para o tratamento bem sucedido.

O que realmente promove o processo de cura é o modo como quer o terapeuta quer o cliente permanecem na relação, um com o outro. A magia e a beleza pode ocorrer mais facilmente quando há segurança e confiança, quando o cliente se sente verdadeiramente em segurança e sempre que o relacionamento se mantenha digno de confiança.

Tradução e Adaptação Livre de Massagemag.com

Artigo completo em https://www.massagemag.com/create-atmosphere-of-safety-and-trust-85880/