Natural vs OrganicNatural ou Orgânico? O que escolher?

Ora aqui está uma excelente questão e de facto muito recorrente quando alguém procura um óleo para massagem de qualidade!

Hoje em dia todos estamos muito habituados a ver nos rótulos duas palavras que são "Natural" e "Orgânico" para os distinguir em termos de ingredientes.

À medida que os consumidores em geral vão estando mais conscientes dos efeitos nocivos das toxinas ambientais, cada vez mais procuram produtos que sejam produzidos através da utilização de materiais menos tóxicos e mais amigos do ambiente.

Assim, se um determinado produto for etiquetado de "Orgânico" ou "Natural", isso significa que é isento de toxinas e amigo do ambiente? E assim for, qual é a diferença entre estas duas palavras?

Quando uma etiqueta refere "Natural" ou "Orgânico" (ou ambas), normalmente significa que o produto é feito com menos substâncias sintéticas ou altamente processadas do que outros produtos que não o mencionem. Claro que, infelizmente, tal nem sempre é possível obter para uma grande variedade de produtos para massagem.

Contudo, podemos esperar que um produto que mencione quer "Natural" quer "Orgânico" seja produzido com menos pesticidas, petroquímicos, cores sintéticas, conservantes ou outros químicos processados.

Porque razão alguns produtos vêm etiquetados como "Orgânicos" ou "Naturais"? Em termos simples, os produtores orgânicos evitam especialmente a utilização de químicos sintéticos ou processados quando produzem os seus produtos.

No que se refere a cultivo, um produtor convencional pode pulverizar os produtos com pesticidas para reduzir eventuais pragas e doenças nas suas colheitas, enquanto que um produtor orgânico pode utilizar insectos benéficos, remoção manual ou algumas armadilhas para reduzir as eventuais pragas e doenças nas suas colheitas. Por esta razão, frequentemente os produtores orgânicos procuram que os seus produtos tenham etiquetas de "Orgânico Certificado" juntamente com um logótipo de uma entidade externa que o certifique de forma isenta.

Já os produtos "Naturais" podem ter processos semelhantes de produção aos "Orgânicos"... mas nem sempre. Por vezes são produzidos com combinações de materiais orgânicos e não orgânicos,e desta forma, serão utilizadas etiquetas com "Natural" em vez de "Orgânico". O termo "Natural" pode também referir-se aos materiais utilizados no próprio produto - uma cobertura para uma marquesa, por exemplo, pode ser etiquetada como "produzida com fibras 100% naturais" na medida em que seja feita apenas com algodão, sem fibras sintéticas como o nylon ou o poliéster.

Um excelente exemplo de uma linha de produtos da BestMassage que é etiquetada com "Natural" são os muito populares óleos BestMassage. Todos os nossos óleos são Naturais.

Salientamos que apenas por determinado produto não mencionar nas suas etiquetas as palavras "Orgânico" ou "Natural", tal não significa necessariamente que seja tóxico ou mau para o ambiente. Podemos facilmente compreender que seja muito difícil ter uma linha de marquesas para massagem como "orgânicas certificadas" :-)