Feet CareA maioria dos terapeutas passa a maior parte dos seus dias sobre os seus pés enquanto exerce a sua actividade profissional.

E pode facilmente dar origem a dores nos pés e a rigidez muscular. Contudo, existem certas coisas que os terapeutas podem fazer para cuidar bem dos seus próprios pés, prevenindo eventuais desconfortos mesmo antes de eles começarem.

Vejamos algumas coisas que se podem / devem fazer:

1. Investir em Calçado Saudável

Experimente escolher calçado que não fique demasiado apertado, pois normalmente gostamos de ter os pés aconchegados... o que pode ocasionar eventuais "apertos" com o passar das horas! Um dos truques para o fazer é colocar o sapato no chão e o seu pé descalço mesmo ao lado do sapato. Compare o tamanho e largura do sapato com o seu pé e tente visualizar se depois de calçado o seu pé ficará confortável nesse sapato. Normalmente calçamos logo o sapato e damos uns pequenos passos. Se não causar dores imediatas e gostarmos dele, levamo-lo. Mas confirme sempre se ficam mesmo confortáveis nos pés e se há espaço suficiente para os dedos dos pés! E não se deixe levar pela opção de "chinelos abertos no calcanhar", pois podem chegar a causar mais desconforto do que conforto, uma vez que deixa de ter apoio na parte traseira do pé.

2. Usar Meias Adequadas

Normalmente esquecemo-nos de que mesmo utilizando um calçado saudável e adequado, se utilizarmos umas meias mais apertadas, vamos estar a comprimir os nossos pés e dedos dos pés e os delicados nervos que existem entre os dedos. Por essa razão se recomenda a utilização de meias de algodão, sem elástico, ou mesmo meias para diabéticos! Têm menor elasticidade e é fantástica a diferença que podem trazer aos nossos pés! Frequentemente se recomenda que os terapeutas utilizem meias de cano mais alto, para não obstruir a zona do tornozelo.

3. Utilize um Tapete Adequado

Uma outra recomendação que se pode revelar bastante útil para quem passa muitas horas em pé será a utilzação de um tapete adequado. São normalmente conhecidos como "anti-fadiga". Pesquisas efectuadas com estes tipos de tapetes mostram que podem ser extremamente benéficos para os trabalhadores que ficam muitas horas de pé em espaços muitos pequenos. Parece que quanto mais alteramos o nosso peso de uma perna para a outra, sem tapetes adequados, os níveis de desconforto tendem a aumentar. Assim, quanto menos mudarmos de posição e utilizando um tapete adequado, menor será a sensação de dores nos pés e de desconforto generalizado!

4. Mantenha os seus Pés Quentes

O frio tende à vasoconstrição dos pequenos capilares do nosso corpo, podendo mesmo causar desconforto! Por esta razão se recomenda a que não se deixe ficar com os pés frios durante uma sessão terapêutica. O frio serve para prevenir o inchaço, mas os nossos pés apreciam mais o quentinho! Evite por isso diferenças grandes de temperatura nos seus pés sempre que precisar de sair da sala onde exerce a sua prática, ou adopte práticas preventivas para esse efeito, como por exemplo ter de sair de um ambiente acolhedor (uma sala aquecida) para o exterior bastante frio quando for almoçar. Mantenha os seus pés quentinhos, se necessário, com umas meias mais grossas para poder evitar eventuais dores nos pés.

5. Desenvolva uma Rotina para Tratar dos seus Pés

Se tem normalmente os pés cansados ou doridos, experimente utilizar uma rotina para tratar dos seus pés! Uma excelente exemplo poderá ser dar um mimo extra aos seus pés sempre depois do trabalho: colocar os pés num recipiente com água morna, utilizando algumas gotas do seu óleo essencial preferido. Após o banho aos pés, seque-os suavemente com uma toalha macia e dê a si mesmo uma pequena massagem aos pés com uma loção de massagem, detendo-se especialmente nas diversas articulações dos seus pés.

Para quem passa várias horas do dia sobre os pés, os cuidados que se devem ter para o seu tratamento são críticos. Siga estas pequenas sugestões e poderá reduzir o risco de dores nos pés, desde já e para o futuro.

Adaptação Livre de Massagemag.com

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