Bem-vindo à BestMassage!

Fango e Lama de Turfa

A palavra „Fango“ tem a sua origem em Itália e significa „lama“. A utilização desta lama terapêutica como um tratamento de bem-estar é uma antiga tradição italiana. Os romanos chegaram a utilizá-la para o relaxamento muscular. As sua pedras minerais têm a sua origem nas Colinas Eugâneas, em Pádua, no nordeste de Itália. É basicamente um tipo de argila vulcânica recolhida do fundo de um pequeno lago e trazida para SPAs em Abano, Montegrotto, Galzignano e Battaglia.

O Fango italiano é orgânico e é constituído por água termal, lama de fango, algas e outros microorganismos. Para tornar a lama curativa e benéfica, a mistura deve amadurecer durante 60 dias numa corrente estável de água termal à temperatura contínua de 60ºC. A água flui subterraneamente desde o sopé dos Alpes até um pequeno lago nas Colinas Eugâneas. Esta água percorre uma distância de 80 Km, enriquecida naturalmente com sais minerais desde há 25 anos. Depois da lama de fango amadurecer, deverá secar ao ar, ser limpa e finamente moída. O Fango italiano difere de outros tipos europeus de lama exactamente pelo tipo de terra que é utilizada. Os outros tipos europeus de Fango incluem lama inorgânica sem nenhum processo de amadurecimento da mesma. Por exemplo, na Alemanha, a pedra vulcânica é aquecida e depois moída. Caso seja necessário, podem adicionar-se radão, água salgada ou enxofre. A composição dos compostos minerais e as suas propriedades termo físicas são muito importantes.

O Fango é um produto relativamente caro. Mas existem alternativas mais económicas: conjuntos de parafina já preparados e prontos a utilizar para utilizações repetidas. Estes conjuntos, ou envolvimentos, são constituídos por cera de parafina misturada com fango ou lama de turfa. Esta substância é aplicada em partes do corpo depois de aquecida. Mantêm uma consistência macia e plástica mesmo depois do seu arrefecimento. Após cada tratamento, o envolvimento deve ser esterilizado e pode ser novamente utilizado em mais 30 ou 40 tratamentos. No entanto, apenas o Fango natural tem propriedades termodinâmicas.

Antes de iniciar o tratamento, o pó de pedra deve ser misturado com água e aquecido entre 45º a 50ºC, sendo depois aplicado no corpo aproximadamente com 3 cm de espessura. O corpo será coberto com uma toalha de linho ou envolto em película de modo a reter por mais tempo o seu aquecimento. Graças ao envolvimento exterior, a mistura do Fango permanece constante. A lama vulcânica deve ser deixada sobre a pele cerca de 20 a 30 minutos de modo a ser completamente absorvida e só então deverá ser removida.

O tratamento estimula a circulação sanguínea e o metabolismo, reduzindo a dor e a tensão. É ideal para aliviar as dores lombares e a inflamação da bainha sinovial de tendões e músculos. É também muito utilizado em terapias para dores crónicas do sistema músculo-esquelético. O envolvimento com Fango ajuda a reduzir a artrite e o reumatismo. Esta lama terapêutica é boa para a pele, melhorando doenças de pele como a neurodermatite ou a psoríase. A alta temperatura estimula a circulação, relaxando os músculos e promovendo nutrientes para os tecidos.

A primeira diferença entre o Fango e a Lama de Turfa reside na terra que é misturada com água numa cobertura de plástico. A lama de turfa é um produto natural criado com a decomposição de centenas de diferentes plantas. À medida que a lama de turfa seca, a sua valiosa lama sobe à superfície e pode ser separada. Esta separação contém substâncias orgânicas como componentes de nitrogénio, resina e ácido húmico. A lama de turfa contém ainda ácido silícico, ferrite e alguns vestígios de boro. A lama de turfa deve ser aquecida até 48ºC como os envolvimentos de fango. O composto deve permanecer na pele por 30 a 60 minutos. Os conjuntos de lama de turfa também complementam diversas terapias para o reumatismo, artrite e osteoporose. O ácido húmico contido na lama de turfa é anti-inflamatório. Pode inclusivamente tomar um banho relaxante em sua casa com lama de turfa.

Muitos SPAs destacam diversas aplicações com lamas para a saúde e bem-estar. Sendo ajudas terapêuticas para purificação, estas lamas contribuem eficazmente para remover impurezas através da pele, aliviar dores e doenças. Desde envolvimentos a banhos ou até a aplicações pontuais, os benefícios terapêuticos das lamas naturais combinadas com calor são numerosos. Após as sessões, os clientes devem repousar no mínimo meia hora para a obtenção total dos seus benefícios imediatos.