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O Método Feldenkrais

O Método Feldenkrais foi desenvolvido por Moshe Feldenkrais. Ele foi um distinto cientista, engenheiro e professor de judo, tendo aplicado todo o conhecimento dos seus estudos de física, engenharia e artes marciais numa intensiva auto-análise dos seus próprios movimentos. Ele considerou o movimento como sendo uma expressão dos sentimentos, pensamentos e atitudes. Moshe Feldenkrais começou a explorar os seus métodos encorajando a prática da auto-disciplina nas outras pessoas.

O Método Feldenkrais é um tipo de terapia física que consiste num conjunto de exercícios que estimulam todo o processo de cura, reduzindo a tensão muscular e as dores crónicas. Este método ensina a tomar consciência dos próprios movimentos na vida diária normal, de modo a podermos nos libertar dos nossos padrões habituais e aprender alguns novos. É um processo de aprendizagem orgânica dos movimentos, utilizando padrões específicos de movimentos que começaram a ser utilizados na nossa infância.

O Método Feldenkrais inclui duas técnicas diferentes: a Integração Funcional ® e a Consciência pelo Movimento ®. Nesta segunda técnica, um grupo de pessoas é verbalmente guiado através de movimentos suaves e fáceis, aprendendo a prestar mais atenção a alguns detalhes e a serem mais sensíveis aos próprios sentidos, colocando a sua atenção naquilo que fazem e como se movem. São encorajados a tomar consciência dos seus próprios padrões neuromusculares habituais e a tentar entender que exercícios específicos serão melhores ou piores para eles. Eles aprendem a sentir a mudança através de movimentos alternativos. As sessões consistem em movimentos fáceis que gradualmente evoluem para movimentos de maior amplitude e complexidade, podendo movimentar-se com maior facilidade, liberdade e flexibilidade.

A Integração Funcional consiste numa sessão individual com aspectos muito práticos. Serão utilizadas manipulações práticas muito específicas e movimentos passivos. Você está totalmente vestido(a) e o terapeuta apoia-o(a) para poder sentir os seus movimentos e guiá-lo(a) nos seus movimentos do dia-a-dia, mudando-os para melhorar o conforto corporal e a sua funcionalidade.

O Método Feldenkrais baseia-se nas suas necessidades e preocupações específicas. Pode contribuir para a redução das dores de ombros e pescoço, dores nas costas, enxaquecas e tensões crónicas. Pode também ajudar as pessoas com uma variedade de problemas e incapacidades. Pessoas de todas as idades, condições e níveis de flexibilidade podem beneficiar do Método Feldenkrais. Será especialmente útil para os músicos, dançarinos e desportistas, uma vez que os movimentos mais correctos tendem a reduzir o stress, sendo ideal para um bom desempenho mental e físico.