O Que Esperar na 1ª Sessão de Massagem?

Se você for como eu... a expectativa de receber uma massagem pode ser muito parecida com a experiência de umas excelentes férias!

No entanto, em vez de um fim de semana prolongado, você terá uma sessão de relaxamento, ou com efeitos mais terapêuticos, ao final da tarde, com benefícios significativos para a sua saúde, que vão, por exemplo, desde diminuição da dor nas suas costas até uma melhoria nos seus sintomas de depressão ou ansiedade.

Será seguramente uma das melhores pausas no seu atarefado dia-a-dia, e deve agradecer por isso!

Mas isso requer um primeiro passo da sua parte, e que é muito importante: agendar a sessão de massagem / terapia manual.

Mas também é verdade que marcar a sua primeira sessão pode ser um pouco complicado... especialmente se você não souber o que esperar. O terapeuta será homem ou mulher? O que deve fazer se se sentir desconfortável?

Um equívoco muito comum é que a massagem é uma terapia de tamanho único para todos. Muitas pessoas não entendem que, na realidade, deve ser uma experiência extremamente personalizada, baseada nas necessidades individuais e no nível de conforto de cada um. Evidentemente que isso irá depender do profissionalismo de cada terapeuta.

Então, o que se deve esperar durante uma primeira sessão de massagem - e como você pode garantir que a experiência seja a mais agradável possível?

Comunique Antes, Durante e Depois da Sessão

Antes do início da sessão, o terapeuta deverá ocupar pelo menos alguns minutos para conhecer o seu histórico de saúde, determinar como o seu corpo está e entender qual o seu objectivo com a sessão.

Será durante esta conversa inicial que terá a sua oportunidade de comunicar as suas necessidades e/ou preocupações, mencionando se pretende que alguma região do corpo seja preferencial e, inversamente, as regiões do corpo que gostaria que o terapeuta evitasse.

Se nunca fez uma massagem antes, terá também uma excelente oportunidade para saber do que gosta, do que não gosta ou se é necessário algum tipo de ajustamento, mesmo durante a sessão. Certifique-se sempre de falar e fazer com que o terapeuta saiba o que você precisa.

Quer se trate de mais pressão, menos música, lençóis adicionais ou menos "conversa", deve sempre manter uma linha aberta de comunicação entre você e o seu terapeuta, de modo a tornar a sua experiência de massagem / terapia manual o mais confortável possível, durante todo o tempo da sessão.

A Eficácia na Relação

É importante estar ciente de que, enquanto você está na marquesa, poderão ocorrer falhas de comunicação.

Muitas vezes, as pessoas não comunicam claramente as suas necessidades, nem antes de iniciar a sessão nem quando já estão na marquesa. Pode haver alguma inibição para muitas pessoas em comunicarem as suas necessidades específicas, por exemplo no que diz respeito à pressão exercida, à temperatura da marquesa ou se os lençóis não são muito confortáveis.

A boa notícia é que os terapeutas estudam muitas horas especiamente para conseguirem lidar com estas mesmas situações em ambiente de trabalho, utilizando certas perguntas para o ajudar a se sentir mais à vontade.

Por exemplo, relativamente à questão da pressão, em vez do terapeuta perguntar "Como está a pressão?", ele deve perguntar se gostaria de mais, menos ou a mesma quantidade de pressão, ajustando-se assim à sua necessidade específica. Este feedback é muito importante, para você e para o terapeuta durante toda a sessão.

Como em qualquer novo relacionamento, é normal que se sinta pouco à vontade ao tentar comunicar o que pretende ao seu terapeuta. Mas não se preocupe, pois para o terapeuta esse feedback e informações complementares são uma parte normal do seu serviço.

Com tempo e experiência, você deverá sentir-se cada vez mais à vontade.

Saiba do que Gosta

Existem várias abordagens diferentes para diferentes tipos de massagem e terapias manuais.

A Massagem Sueca, às vezes também referida como Massagem Desportiva, tende a utilizar técnicas de deslizamento com óleos de massagem, fazendo deslizamentos e amassamentos nos tecidos do corpo.

Outros tipos de massagem, como a Massagem Miofascial, podem incluir a retenção estática da pele e um leve alongamento que incluiria pouca ou nenhuma loção nas mãos, de modo a que, na verdade, se envolvem os tecidos de maneira mais directa, sem as técmicas de deslizamento.

E existem outras terapias manuais, como Shiatsu, onde há compressão digital aplicada a partir dos polegares sem qualquer loção ou óleo, ou ainda a Massagem Tailandesa ou a Chair Massage, onde você está completamente vestido durante a sessão.

Existem muitas abordagens e modalidades de massagem e terapia manual. Portanto, irá depender de você e do tipo de toque que você considera significativo e útil, para além de fornecer os resultados que deseja.

Face para Cima ou para Baixo?

Quer esteja com a face para cima ou para baixo, você pode esperar sempre que a experiência seja o mais confortável possível.

Há muitas formas de ajustamento para que se sinta o mais confortável possível: o terapeuta pode ajustar o nível de conforto, utilizando almofadas, toalhas enroladas ou rolos de apoio, dependendo sempre do tamanho do corpo e da amplitude de movimento necessária no pescoço e nos ombros.

Quando estamos com a face para cima, pode predominar a massagem facial, à cabeça ou aos braços, pernas e pés. Quando estamos com a face para baixo, é mais frequente ter uma experiência de full-back, ou seja, toda a área das costas e pernas.

Na maioria das vezes, havendo algum tipo de desconforto da sua parte, o terapeuta consegue aperceber-se de que você se está a agitar, antes mesmo de perceber que está a ficar desconfortável e pode ajustar de imediato a sua posição na marquesa.

Os Lençóis Significam Segurança e Protecção

Existem algumas razões importantes para que você tenha alguns lençóis como "protecção" durante a sessão.

A primeira razão diz respeito à protecção da sua intimidade. A segunda razão diz respeito ao nível de conforto térmico. Outra razão importante é que um lençol pode funcionar como um limite físico entre o cliente e o terapeuta, definindo onde as mãos do terapeuta podem tocar e onde não podem.

Respeitar sempre o grau de conforto do cliente numa marquesa deve ser a base de qualquer terapeuta profissional, sendo diferente para cada pessoa.

Independentemente da quantidade de roupa que você escolher para tirar ou manter, o lençol só deve descobrir a área a ser trabalhada e deve sempre cobrir os genitais e a região do peito, no caso das mulheres.

Em última análise, a colocação adequada de lençóis sobre o corpo deve fazer com que você se sinta sempre seguro e confortávelEste é tipicamente o maior medo para os clientes, mas com um terapeuta profissional não haverá qualquer espaço para este tipo de dúvidas e receios.

O que Fazer Após a Massagem / Terapia Manual?

O seu terapeuta deverá facultar-lhe algum tipo de feedback profissional no final da sua sessão.

Este feedback pode incluir quantas vezes você deveria receber massagens, quais os benefícios de sessões continuadas de massagem ou terapia manual, bem como algumas dicas de auto-massagem para aumentar os efeitos cumulativos da sua sessão.

Exemplos disso podem incluir um alongamento específico para um grupo muscular ou simplesmente dar mais atenção ao modo como você usa os braços enquanto conduz.

A massagem geralmente não é a única forma de terapia e é importante que saiba o que deve fazer entre as sessões para melhorar os efeitos positivos.

No geral, enquanto o terapeuta é o especialista técnico durante a sessão, é sempre você quem controla o que acontece durante a mesma.

Uma boa massagem ou terapia manual deve ser agradável, significativa e útil.

É importante que você, na qualidade de cliente, saiba que tem o poder de pedir o que precisa, desde a quantidade de roupa que mantem vestida, à pressão desejada, tipos de óleo e loção que prefere ou a temperatura na marquesa.

Você conhece o seu corpo melhor do que ninguém, e só através de uma comunicação eficaz com o seu terapeuta é que você terá, provavelmente, uma das melhores experiências deste mundo!

Cuide de si!

Marque já a sua sessão de massagem / terapia manual
:-)

Tradução e Adaptação Livre de MassageMag.com
Artigo completo em https://www.massagemag.com/what-to-expect-during-your-first-massage-session-93928/