O TOP 10 das Competências para 2020
12/04/2019 13:10
A competência técnica - o saber fazer - é central na determinação do perfil do terapeuta... mas quer mesmo saber o que vai determinar a competência, em geral, já em 2020?
Não deixe de ler este pequeno excerto do Relatório de 2018 do Fórum Económico Mundial relativo ao "Futuro das Profissões".
Como todos sabemos, o saber-fazer é sempre uma das competências (capacidades) chave para um profissional em qualquer área de actividade.
Mas não será o saber-fazer que o irá distinguir dos outros a partir de 2020... Veja já a seguir qual o TOP 10 das Competências para 2020 e as suas principais características.
____
01 - Resolução de Problemas Complexos
Identificar problemas complexos e analisar informações relacionadas para desenvolver e avaliar opções e implementar soluções.
02 - Pensamento Crítico
Utilizar a lógica e o raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos das alternativas, soluções, conclusões ou abordagens a problemas.
03 - Criatividade
Os profissionais devem poder experimentar as suas próprias idéias e agir com conformidade.
04 - Gestão de Pessoas
Motivar, desenvolver e orientar pessoas enquanto elas trabalham, identificando as melhores pessoas para o trabalho em causa.
05 - Coordenação Interpessoal
Ajustar acções em relação às acções de outros.
06 - Inteligência Emocional
No que se relaciona com a Interação com Outros, o trabalho requer ser sensível às necessidades e sentimentos dos outros e ser compreensivo e útil no trabalho. Ao nível da Cooperação, requer ser agradável com os outros no trabalho, exibindo sentido de humor (sempre que possível) e uma atitude cooperativa. No que respeita à Orientação Social, o trabalho exige preferir trabalhar com os outros em vez de sozinhos, e pessoalmente conectado com outras pessoas no trabalho. Em matéria de Percepção Social, é estar ciente das reacções dos outros e entender por que eles reagem de terminada forma.
07 - Julgamento e Tomada de Decisão
Considerando os custos e benefícios relativos a diferentes alternativas, trata-se de conseguir escolher as opções mais apropriadas para os fins em causa.
08 - Orientação para o Serviço
Procurar activamente diversas maneiras de ajudar as pessoas.
09 - Negociação
Em termos de Negociação, trata-se de reunir eficazmente com os outros e tentar reconciliar as diferenças. No que toca à Persuasão, basicamente é levar os outros a mudarem de idéia ou comportamento, sempre que se justifique para se conseguir atingir os objectivos previamente definidos.
10 - Flexibilidade Cognitiva
Dar total atenção ao que as outras pessoas estão a dizer, tendo tempo para entender os seus pontos de vista, fazendo perguntas conforme seja apropriado e não interromper o fluxo do raciocínio quando não se deve fazê-lo.
_____
O que é que isto tem a ver com Massagens e Terapias Manuais? Tudo!
Invista no seu próprio desenvolvimento pessoal nestas áreas do saber-saber e saber-estar e cuide de si e do seu negócio!
Fonte: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf