O TOP 10 das Competências para 2020

A competência técnica - o saber fazer - é central na determinação do perfil do terapeuta... mas quer mesmo saber o que vai determinar a competência, em geral, já em 2020?

Não deixe de ler este pequeno excerto do Relatório de 2018 do Fórum Económico Mundial relativo ao "Futuro das Profissões".

Como todos sabemos, o saber-fazer é sempre uma das competências (capacidades) chave para um profissional em qualquer área de actividade.

Mas não será o saber-fazer que o irá distinguir dos outros a partir de 2020... Veja já a seguir qual o TOP 10 das Competências para 2020 e as suas principais características.

____

01 - Resolução de Problemas Complexos

Identificar problemas complexos e analisar informações relacionadas para desenvolver e avaliar opções e implementar soluções.

02 - Pensamento Crítico

Utilizar a lógica e o raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos das alternativas, soluções, conclusões ou abordagens a problemas.

03 - Criatividade

Os profissionais devem poder experimentar as suas próprias idéias e agir com conformidade.

04 - Gestão de Pessoas

Motivar, desenvolver e orientar pessoas enquanto elas trabalham, identificando as melhores pessoas para o trabalho em causa.

05 - Coordenação Interpessoal

Ajustar acções em relação às acções de outros.

06 - Inteligência Emocional

No que se relaciona com a Interação com Outros, o trabalho requer ser sensível às necessidades e sentimentos dos outros e ser compreensivo e útil no trabalho. Ao nível da Cooperação, requer ser agradável com os outros no trabalho, exibindo sentido de humor (sempre que possível) e uma atitude cooperativa. No que respeita à Orientação Social, o trabalho exige preferir trabalhar com os outros em vez de sozinhos, e pessoalmente conectado com outras pessoas no trabalho. Em matéria de Percepção Social, é estar ciente das reacções dos outros e entender por que eles reagem de terminada forma.

07 - Julgamento e Tomada de Decisão

Considerando os custos e benefícios relativos a diferentes alternativas, trata-se de conseguir escolher as opções mais apropriadas para os fins em causa.

08 - Orientação para o Serviço

Procurar activamente diversas maneiras de ajudar as pessoas.

09 - Negociação

Em termos de Negociação, trata-se de reunir eficazmente com os outros e tentar reconciliar as diferenças. No que toca à Persuasão, basicamente é levar os outros a mudarem de idéia ou comportamento, sempre que se justifique para se conseguir atingir os objectivos previamente definidos.

10 - Flexibilidade Cognitiva

Dar total atenção ao que as outras pessoas estão a dizer, tendo tempo para entender os seus pontos de vista, fazendo perguntas conforme seja apropriado e não interromper o fluxo do raciocínio quando não se deve fazê-lo.

_____

O que é que isto tem a ver com Massagens e Terapias Manuais? Tudo!

Invista no seu próprio desenvolvimento pessoal nestas áreas do saber-saber e saber-estar e cuide de si e do seu negócio!

Fonte: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf